18 novembro 2010

Cama Azul



Esta cama é mais uma das batalhas que travei com o meu Avô.

-"Mas para que é que tu queres isto?!?"

Diz-me isto sempre que lhe peço alguma tralha velha, mas sempre com um ar de desespero e incompreensão. Aquele ar dele dá-me vontade de rir, acho-o delicioso.
Para ele é uma cama velha sem arranjo e sem utilidade ; para mim é um desafio e um móvel que não vou encontrar em mais sitio nenhum.

Esta cama de solteiro era dos meus trisavós, mas usava-a o meu Tio-Avô na casa onde passavam férias. Ainda a encontrei com dois colchões de palha em cima e muitas caganitas de rato...
Uma das pernas estava bastante estragada e tinha sinais de já a terem tentado recuperar, mas o betume estava mal aplicado e era muito provavelmente de 1950's.

Decidi retirar o betume antigo para o substituir, mas o tamanho dos estragos eram demasiados para recuperar. Nem hesitei, fui a um marceneiro e pedi-lhe para substituir as peças danificadas.

A perna da cama tinha sido comida por térmitas, a madeira estava oca e eu não tinha a certeza da extensão dos estragos. Era claro que a cama teria estado numa zona com este tipo de praga e só depois transferida e recuperada pela primeira vez.


É uma cama pequena, tem 1,70m por 0,90m, e bastante baixa. Parece-me ideal para uma criança.

S.

Sem comentários:

Enviar um comentário